Anderson Vinícius Romanini
Prof. Doutor
Possui graduação em Ciências da Comunicação (Jornalismo, 1990), mestrado (2001) e doutorado (2006) em Ciências da Comunicação, todos pela Universidade de São Paulo. Pós-doutorado pela Universidade de Indiana (EUA), em 2014. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Filosofia e Teoria da Comunicação, Filosofia da Linguagem, Cultura e Semiótica. Como jornalista, foi repórter, editor ou colaborador em diversos meios de comunicação, nas quais cobriu principalmente assuntos de cultura, ciência e sustentabilidade. É também editor-científico da revista SEMEIOSIS, Membro de corpo editorial da Peter Lang Book Series Reflections on Signs and Language, além dos seguintes periódicos: Cadernos de Semiótica Aplicada, Brazilian Journal of Technology, Communication, and Cognitive Science, Texto Livre: Linguagem e Tecnologia e da Clareira- Revista de Filosofia da Região Amazônica. Coordenador do Grupo ECA pela Democracia. Pesquisador do Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação (CELACC), do Centro de Lógica e Epistemologia da Ciência (CLE/Unicamp), do Grupo de Estudos em Sistemas Sígnicos do Design, bem como do Projeto UniTwin da Unesco (Unesp). Integra os programas de pós-graduação PPGCOM (Comunicação) e PGEHA (Interunidades em Estética e Historia da Arte).
Claudemir Viana
Prof. Doutor
Desde 2013 atuo como professor doutor na Escola de Comunicações e Artes, da Universidade de São Paulo (USP), na Licenciatura em Educomunicação e no Programa de Pós Graduação em Ciências da Comunicação. Tenho graduação em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (1991), e Licenciatura em História pela Faculdade de Educação da USP (1992). Realizei a pesquisa de Mestrado em Ciências da Comunicação (2000) e Doutorado em Ciências da Comunicação (2005) ambos na Escola de Comunicações e Artes da USP. Tenho experiência em docência na área de História, com ênfase em História Moderna e Contemporânea (Ensino Básico e Superior); em Teoria da Comunicação e em Educomunicação no Ensino Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: educomunicação, comunicação e educação, infância e juventude, comunicação social e cibercultura, aprendizagem. Fui orientador de monografias no curso de Especialização do Proinfo-MEC/ECA-USP “Mídias na Educação” (2011-2013). Sou Secretario Executivo da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais da Educomunicação (ABPEducom) desde 2012, e integro o grupo de especialistas em Internet & crianças/adolescentes do Comitê Gestor da Internet no Brasil. Desde 2015 sou o coordenador do NCE-USP – Núcleo de Comunicação e Educação da USP, e sou o líder do Grupo de Pesquisa do CNPq Epistemologia da Educomunicação.
Cláudia Lago
PROFA. DOUTORA
Graduada em Jornalismo, mestre em Antropologia Social e doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2003). É membro do Núcleo de Pesquisa em Comunicação e Educação (NCE ECA/USP) e Labidecom (CCA ECA/USP). Foi chair da Journalism Research and Education (JRE) of IAMCR de 2016 a 2020. Foi presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) gestão 2013-15 e 2015-17 e membro do Conselho Científico da SBPJor (2017-2019) e do Comitê Editorial da Brazilian Journalism Research (BJR). Faz parte do Comitê de Relações Internacionais da SBPJor e foi eleita em 2020 membro do International Council da IAMCR. É professora da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, junto ao CCA, na Licenciatura em Educomunicação, e junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da USP. Foi presidente da Comissão de Direitos Humanos da ECA/USP 2017-2020. É membra da Coordenação do Fórum das Ciências Humanas, Sociais, Sociais Aplicadas, Letras, Linguística e Artes (FCHSSALLA) e da Rede Não Cala USP contra a violência de gênero na universidade. Participa do coletivo de docentes antirracistas da ECA/USP. Desenvolve pesquisa na área de Comunicação tendo como foco a construção da Alteridade e da diversidade, especialmente na interface entre estudos de gênero e comunicação e pesquisa e extensão em Educomunicação, relacionadas também ao estudo da Alteridade. Coordena o Grupo de Pesquisa Alteridade, Subjetividades, Estudos de Gênero e Performances nas Comunicações e Artes (AlterGen) e o projeto de Extensão Diversidade na ECA. Participa do Observatório de Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura (Obcom) da ECA/USP. Está concluindo a formação em psicanálise.
Daniela Ramos
Profa. doutora
Doutora e mestre Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (ECA/USP), graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora de Novas Tecnologias da Comunicação na Sociedade Contemporânea e Teorias da Comunicação no curso de Educomunicação no Departamento de Comunicações e Artes da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo, em Regime de Dedicação Integral à Docência e Pesquisa (RDIDP). Coordenadora do grupo de pesquisa OBCOM – Observatório de Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura. Membro do projeto internacional “Safety Matters: Research and education on the Safety of Journalists in cooperation between Norway, Brazil, South Africa and USA”, liderado pela Oslo Metropolitan University (OsloMet), financiado pelo Research Council of Norway. Integrante do grupo de pesquisa COM+ (ECA-USP).
Dayana Melo
Profa. Doutora
Doutora em Sociologia pela Université Sorbonne Paris Cité, mestre em Comunicação e Culturas Midiáticas pela UFPB, com estágio Procad de mobilidade acadêmica na UFRJ, graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela UFPB, e em Ciências Sociais pela USP. Realizou estágio pós-doutoral na ECA/USP e no IEA/USP. É professora do Departamento de Comunicações e Artes da ECA/USP e vice-líder do Grupo de Pesquisa AlterGen – Alteridade, subjetividades e estudos de gênero nas Comunicações e Artes. Seus principais temas de pesquisa estão atualmente relacionados aos estudos das tecnologias digitais em rede, territorialidades e interseccionalidades.
Ferdinando Martins
Prof. Doutor
Professor Doutor do Departamento de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (CCA/ECA/USP). Professor da Licenciatura em Educomunicação. Professor, pesquisador e orientador do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da USP. Líder da linha Estudos da Performance e Processos de Subjetivação do Grupo de Pesquisa Alteridade, subjetividades, estudos de gênero e performances nas Comunicações e Artes (AlterGen). Foi professor visitante no Hemispheric Institute for Performance and Politics/Universidade de Nova York (2019). Foi diretor (2014-2018) e vice-diretor (2010-2014) do Teatro da USP, da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária. Foi coordenador geral e curador da Bienal Internacional de Teatro da USP (2012-2018), coordenador do Programa USP Diversidade (2011-2015) e coordenador do Convênio de Cooperação Cultural entre a USP e a Universidade Nacional Autônoma do México (2012-2015). Possui mestrado (1998) e doutorado (2004) em Sociologia pela USP. Realizou pesquisas sobre produção cultural em países da América Latina (Argentina, Uruguai) e Oriente Médio (Irã, Turquia). Atua nas áreas de Alteridade e Educomunicação, História da Arte, História das Artes Cênicas, Teorias do Teatro, Estudos da Performance, Teoria Queer, Estudos de Gênero, Psicanálise, Subjetividades, Produção Cultural.
Irene Machado
Profa. Doutora
Bolsista Produtividade CNPq-PQ-1C. Livre-Docente em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo ( 2011). Doutora em Letras pelo Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada da FFLCH-USP (1993), Bacharel em Letras, FFLCH-USP (1977). Realizou seu Mestrado no PEPG em Comunicação e Semiótica na PUC-SP (1985). Atualmente é Professora Associada da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Foi Presidente da Comissão de Pesquisa da ECA-USP (2018-2023) e Coordenação do PPG Meios e Processos Audiovisuais (2017-2019), Como Pesquisadora do CNPq (PQ-1C a partir de 2021) iniciou a pesquisa no campo da Semiótica da Cultura com o projeto “Tradução Intercultural: Imprevisibilidades do Cinema Negro” (2021-2024). É líder do Grupo de Pesquisa Semiótica da Comunicação. Foi professora do PPGCOM-USP de 2007 a 2012; do PEPG em Comunicação e Semiótica da PUC-SP de 1998 a 2005, onde ministrou disciplinas e orientou teses de doutorado e dissertações de mestrado na área de semiótica da cultura. Criou o Projeto Editorial de “Galáxia: Revista Transdiciplinar de Comunicação, Semiótica, Cultura”. Fundou a Associação de Estudos Semióticos (ABES) em 2001, sendo sua presidente até 2003.
Lucilene Cury
Profa. Doutora
Graduada na Área de Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Especialização em Projetos de Comunicação – CIESPAL – Quito (Equador). Mestrado e Doutorado em Ciências da Comunicação – Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, com pesquisas sobre a TV e a Criança; o Rádio e a Literatura Latino – Americana para Crianças Brasileiras. Realizou estudos de Pós-Doutorado na Universidade de Paris V, Sorbonne, voltados ao Cotidiano da TV na França, com apoio da CAPES. É Professora Associada na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Pesquisadora e Docente no Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Integração da América Latina – PROLAM – USP. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Interdisciplinaridade, nas diversas Áreas da Pesquisa da Comunicação e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: globalização, cultura, educação, comunicação e mundo digital. Coordena o Grupo de Pesquisa – CNPQ – Cibernética Pedagógica: Laboratório de Linguagens Digitais – ECA/USP. Lidera o Grupo de Pesquisa CNPq- Movimentos Econômicos & Migratórios- MEMI. Membro do Grupo de Pesquisa CNPq – Laboratório de Inovação, Desenvolvimento e Pesquisa em Comunicação – ECA/USP. É pesquisadora do Grupo de estudos sobre a interação humano-algoritmo da Cátedra Oscar Sala do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA/USP).
Marciel Consani
PROF. doutor
Doutor em Ciência da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP, 2008), com Mestrado (IA-UNESP, 2003) e graduação em Artes/Música, possui Especialização em Tecnologia da Educação (PUC-SP, 1999) e Licenciatura Plena em Educação Artística (C. Univ. Belas Artes, 1998). Pós-doutorado junto ao Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (IA-UNICAMP, 2013). Atualmente orienta e leciona no Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina é atua como professor da Licenciatura em Educomunicação do Departamento de Comunicação e Artes (CCA-ECA/USP).
Maria Cristina Mungioli
Profa. livre-docente
Professora Livre-docente da Escola de Comunicações e Artes – USP, onde ministra aulas em cursos de graduação e pós-graduação (stricto sensu). Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq, Nível 2. Vice coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade de São Paulo. Possui graduação e licenciatura em Letras pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da USP, graduação e licenciatura em Pedagogia pela Faculdade de Educação da USP. Mestrado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2000) e Doutorado em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes – USP (2006). Tem experiência nas áreas de Comunicação e Educação. Coordenadora do GI Ficção Televisiva e Narrativa Transmedia dos Congressos 2014 (Lima, Peru), 2016 (Cidade do México) e 2018 (Costa Rica) da ALAIC (Associação Latino-americana de Investigadores da Comunicação). Coordenadora do GT22: Estudios de Televisión y Streaming da ALAIC. Editora adjunta da Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación (ALAIC). Tem trabalhado com os seguintes temas: comunicação, estudos de televisão, formatos e linguagem televisuais, teledramaturgia, narrativa transmedia, destacando o estudo de: telenovelas, minisséries, séries e identidades; linguagem e cognição, cultura narrativa; Educomunicação.
Richard Romancini
Prof. Doutor
Possui graduação em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero (1997), mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2002) e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2006). Atualmente é professor adjunto da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Teoria e Metodologia da Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: educomunicação, gestão da comunicação, teoria e métodos em comunicação, mídias na educação e história. Tem ministrado as seguintes disciplinas de graduação: Atividades Acadêmicas, Científicas e Culturais – CCA03012, Elementos Filosóficos para a Educomunicação – CCA02831, Procedimentos de Pesquisa em Educomunicação com Estágio Supervisionado – CCA03192, Produção de Suportes Midiáticos para a Educação – CCA02961, Fundamentos de Sociologia Geral e da Comunicação – CCA02582, Teoria e Método de Pesquisa em Comunicação – CCA02771; participado de Comissões do Departamento e da Licenciatura em Educomunicação e da ECA-USP, desenvolvendo também pesquisas relacionadas às áreas de atuação.
Roseli Fígaro
Profa. livre-docente
Professora titular, bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq, Nível 2. Coordenadora do Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho (CPCT) e do projeto temático Fapesp (2023-2028) Datificação da atividade de comunicação e trabalho de arranjos de comunicadores: os embates com as determinações das empresas de plataformas. É membro do Conselho gestor do INCT-DSI/ CNPq. Diretora editorial da Revista Comunicação & Educação. Coordena, na USP, convênio com a Universidade de Oxford, para a pesquisa Fairwork Brasil 2022-2023. Presidenta da Associação Nacional dos Programas de Pós-graduação em Comunicação (COMPOS) 2021-2023. Professora convidada da Celsa – Sorbonne Université (2018). Professora visitante do Instituto Tecnológico y de Estudios Superiores de Occidente, ITESO, México. Possui estágio de pesquisa pós-doutoral no CIESPAL (2016) e pós-doutorado pela Universidade Aix-Marseille, França (2007), Chefe do Departamento de Comunicações e Artes (2012-2014/ 2014-2016). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Linguagem Verbal, Comunicação e Trabalho e Teorias da Comunicação, atuando nos seguintes temas: comunicação e mundo do trabalho, comunicação e discurso; educomunicação. Tem inúmeros artigos publicados em revistas científicas nacionais e estrangeiras, capítulos de livros e livros.
Thaís Brianezi
Profa. Doutora
Thaís Brianezi é jornalista, mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia e doutora em Ciência Ambiental, professora do CCA/ECA USP desde julho de 2022. É membro fundadora da International Environmental Communication Association (IECA) e da Escola de Ativismo, presidenta do Fundo Brasileiro de Educação Ambiental (FunBEA) e conselheira da Action Aid Brasil, integrante da Articulação Nacional de Políticas Públicas de Educação Ambiental (Anppea) e da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom), além de editora adjunta da revista Ambiente & Sociedade e co-coordenadora do Grupo de Trabalho de Políticas Públicas de Educação Ambiental da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade (ANPPAS) e do Grupo de Pesquisa Educação Ambiental em Contextos Não Escolares do Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental (EPEA). Pesquisa a interface entre comunicação, educação, meio ambiente e políticas públicas, com especial ênfase em educomunicação socioambiental.