“Informação, Cultura e Desenvolvimento Tecnológico: Aprimoramento do sistema de documentação e indexação do Centro de Documentação Teatral da USP” é um Projeto PUB (2023-2024) do Departamento de Comunicações e Artes (CCA). Leia o resumo abaixo:

RESUMO

A documentação é o processo de reunir, organizar e disseminar informações, com o objetivo claro de gerar novas informações e conhecimentos. Estas operações são realizadas por instituições informacionais, que têm como alvo satisfazer necessidades de informação de seus usuários. No caso de material tão efêmero como aqueles relacionados ao fazer teatral, torna-se tarefa árdua desenvolver um sistema específico para a catalogação de material que vai desde programas teatrais, cartazes, folhetos e outros impressos até objetos tridimensionais como figurinos e elementos de cenografia e iluminação, além das diversas formas de registro dos espetáculos e dos processos de criação.

Na USP, com a criação da Escola de Estudos Culturais (atual Escola de Comunicações e Artes) em 1966, juntamente com a incorporação da Escola de Arte Dramática à universidade, surgiram diferentes arquivos que incorporam documentos e objetos relacionados às Artes Cênicas. É o caso do Arquivo Miroel Silveira, que guarda documentos da censura teatral entre as décadas de 1930 e 1970, e do Núcleo de Trajes de Cenas, que guarda figurinos. Nesse bojo, o Centro de Documentação Teatral da ECAUSP, objeto de intervenção deste projeto de desenvolvimento tecnológico, destaca-se por abrigar um rico acervo da memória das Artes Cênicas em São Paulo.

O Centro de Documentação Teatral da ECA-USP é uma ampliação do Laboratório de Informação e Memória do Departamento de Artes Cênicas. Criado em 1997 para abrigar o acervo de Clóvis Garcia, professor emérito da USP e pesquisador de teatro, o CDT passou a receber acervos de artistas e pesquisadores.

Entre suas atividades, o CDT tem como objetivo estabelecer uma política de preservação de seu acervo, conservar documentação útil ao ensino e à pesquisa em sua área, constituirse em polo de atração da produção documental de pessoas e entidades que atuam ou atuaram no seu campo de especialização, divulgar seu acervo, suas referências e seus serviços ao público especializado, disponibilizar seu acervo e as referências coletadas ao seu público e promover intercâmbio com entidades afins.

O CDT possui uma base de dados própria, criada especificamente para a indexação de um acervo teatral. Ao todo, possui, no momento, 28.891 documentos registrados em cadastro inicial estabelecido por meio de uma tipologia documental específica. Esse cadastro e integrado à base de dados com documentos referenciados oriundos de projetos de pesquisa. Ao todo, são 1.742 documentos referenciados registrados.

Apesar de sua relevância para a guarda e conservação dos documentos e objetos relacionados à prática teatral, o CDT enfrenta dificuldades para tratar apropriadamente de seu acervo.

Docente: Ferdinando Crepalde Martins