Projeto da parceria CJE, CCA e FE promove alfabetização midiática

Foca nas Mídias atua na Escola de Aplicação e através de plataformas digitais

Por: Luana Machado

O Foca nas Mídias é um projeto da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP, parte do programa “Alfabetização midiática e produção audiovisual na escola pública: ensinar crianças e jovens a interpretar e a produzir informação”. Ele foi criado em 2019, a partir do Edital 01/2019 de Empreendedorismo Social, com a intenção de ser uma iniciativa para crianças e jovens, mas que também atendesse a professores e o público em geral, “o Foca nas Mídias surgiu da necessidade de ampliar o público do projeto, que inicialmente estava restrito a docentes e alunos da Escola de Aplicação da USP”, conta Mônica Rodrigues, docente do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE) e coordenadora do Foca nas Mídias. Daniela Osvald Ramos, docente do curso de Educomunicação no Departamento de Comunicações e Artes (CCA) foi a vice-coordenadora desta primeira fase do projeto.

Em uma sociedade midiática, na qual todos são constantemente bombardeados por informações de diversas procedências, o objetivo do Foco nas Mídias é disseminar boas práticas de interação e produção nas mídias, com atenção especial ao combate à desinformação.“Esperamos que esses espaços digitais sejam de compartilhamento de conhecimentos, de disseminação de boas práticas e auxílio para formação das competências necessárias para o consumo crítico das mídias e, se possível, colaborar para um mundo de mais igualdade e respeito”, relata Mônica. O projeto possui três frentes de atuação: trabalhos nas escolas, projetos de ensino para discentes e produção de produtos audiovisuais.

Os participantes do Foca nas Mídias propõem atividades e dinâmicas juntos ao estudantes da Escola de Aplicação da Universidade de São Paulo (EAFEUSP) para  auxiliar crianças, jovens e docentes do ensino básico a compreender o funcionamento das mídias, entender e interpretar as mensagens produzidas por ela e, também, identificar conteúdos falsos e com intenção de dano. Tudo isso é feito para familiarizar os alunos também com a produção de conteúdo audiovisual, que faz parte de seu dia a dia. Em 2020, por exemplo, o Foco nas Mídias trabalhou com os alunos do Ensino Fundamental e Médio na temática das “fake news” em uma proposta interdisciplinar com Inglês, Francês e Debate e, ao final das atividades, eles produziram vídeos sobre o assunto.

Atualmente, o projeto está vinculado ao Edital PRCEU 002/2021 de Inclusão Social e Diversidade na USP, com um novo título: “Educação para as mídias em escolas públicas: jornalismo, cultura, vídeo, ensino e aprendizagem”. Esse novo edital, permitiu a inserção de mais uma escola de educação básica, a Escola Estadual Pedro Casemiro Leite, e do Centro de Línguas dela, situado em Cotia.

Sobre essa nova inserção, a professora Vera Lucia Marinelli, vice-coordenadora do atual projeto, conta: “este novo projeto se insere nas temáticas da ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”que integram o edital: 1.1.4 Educação de Qualidade, 1.1.10. Redução das Desigualdades e 1.1.16 Paz, Justiça e Instituições Eficazes”. Com isso, a proposta é colaborar também com a formação de professores, fornecendo subsídios para refletir sobre o impacto das mídias no cotidiano de jovens e adolescentes e introduzir a discussão sobre produção midiática em sala de aula. “Dentre suas ações, o projeto prevê a oferta de um curso voltado a professores de escolas públicas no qual serão discutidos, entre outros temas,  linguagem televisual,  consumo e elaboração de vídeos e desinformação, de modo que os participantes possam discutir tais questões com seus alunos, em suas respectivas disciplinas”, acrescenta Vera.

Outro foco do Foca nas Mídias, é a oferta de disciplinas para discentes que insiram assuntos relativos à educação midiática. Hoje, existem quatro disciplinas dentro do programa: Projetos em Televisão (CJE 0533), Laboratório de Fotojornalismo (CJE 0649), Ciências da linguagem: das narrativas (CJE 585) e Tecnologias da Comunicação na Sociedade Contemporânea (CCA 0290). “Este projeto tem colaborado para formação de discentes de graduação e de pós-graduação, que têm a oportunidade de adquirir novos conhecimentos e novas competências cujos resultados serão importantes para a carreira acadêmica e profissional”, afirma Mônica, que ministra a matéria de Projetos em Televisão, na qual os alunos tiveram como trabalho final a produção de séries audiovisuais com temas sobre desinformação. As séries podem ser acessadas no canal no YouTube do Foca nas Mídias.

Querendo difundir a alfabetização midiática para além dos muros (ainda que virtuais) da USP, o projeto realiza conteúdos audiovisuais em suas plataformas nas redes sociais (canal no YouTube, Instagram e TikTok) para tratar da desinformação e educação midiática de forma didática e mais descontraída. Os projetos de extensão tem por objetivo aproximar a universidade da sociedade, o que é importante num momento como este, em que a ciência tem sido muito atacada. É uma forma de mostrar como as pesquisas realizadas na universidade podem melhorar a vida dos cidadãos”, afirma Vera Marinelli.

Saiba mais sobre o Foca nas Mídias seguindo eles nas redes sociais (@focanasmidias) e acessando a página: http://focanasmidias.com.br/. E para visualizar os conteúdos produzidos sobre desinformação e educação midiática, acesse o canal deles no YouTube (https://bityli.com/5jloAC).