“A educomunicação como estratégia de fortalecimento da rede de atores sociais mobilizados para redução de riscos de desastres em comunidades costeiras” é um Projeto PUB (2023-2024) do Departamento de Comunicações e Artes (CCA). Leia o resumo abaixo:
RESUMO
Na medida em que a humanidade enfrenta cada vez mais as preocupantes consequências das mudanças climáticas antropogênicas, são incorporados novos desafios ao campo da comunicação de riscos. No Brasil, em particular, pesquisas baseadas em co-produção de conhecimento reconhecem cada vez mais a realidade desafiadora de promover espaços de integração entre estratégias tradicionais e locais de adaptação, políticas públicas e conhecimento científico (ALBAGLI; IWAMA, 2022; PEREIRA et al. 2023). Em diálogo com este contexto e atuando na vertente da cultura e extensão, articulada com pesquisa-ação e com qualificação do ensino (interface com a disciplina CCA 0320 – Educomunicação Socioambiental), este projeto busca estruturar um ecossistema educomunicativo capaz de articular entidades mediadoras da Educação em Redução de Riscos de Desastres (ERRD) (TRAJBER, 2021), considerando comunidades locais como atores-chave para a Gestão de Riscos de Desastres (GRD) na zona costeira do Brasil. As ações a serem desenvolvidas incluem animar e articular redes de atores, produzir colaborativamente material audiovisual e realizar diálogos temáticos para trocas de experiências, sempre a partir das premissas e métodos participativos da educomunicação, fomentando a apropriação pedagógica e cidadã das tecnologias digitais (BRIANEZI;
GATTÁS, 2016). Espera-se, assim, contribuir com a resiliencia de comunidades locais, a partir do reconhecimento de que as periferias – e suas comunidades vulnerabilizadas – encontram-se em uma condição de (r)existência (BRUM, 2021).
Docente: Thaís Brianezi Ng