A educomunicação como estratégia de fortalecimento da rede de atores sociais mobilizados para redução de riscos de desastres em comunidades costeiras

“A educomunicação como estratégia de fortalecimento da rede de atores sociais mobilizados para redução de riscos de desastres em comunidades costeiras” é um Projeto PUB (2023-2024) do Departamento de Comunicações e Artes (CCA). Leia o resumo abaixo:

RESUMO

Na medida em que a humanidade enfrenta cada vez mais as preocupantes consequências das mudanças climáticas antropogênicas, são incorporados novos desafios ao campo da comunicação de riscos. No Brasil, em particular, pesquisas baseadas em co-produção de conhecimento reconhecem cada vez mais a realidade desafiadora de promover espaços de integração entre estratégias tradicionais e locais de adaptação, políticas públicas e conhecimento científico (ALBAGLI; IWAMA, 2022; PEREIRA et al. 2023). Em diálogo com este contexto e atuando na vertente da cultura e extensão, articulada com pesquisa-ação e com qualificação do ensino (interface com a disciplina CCA 0320 – Educomunicação Socioambiental), este projeto busca estruturar um ecossistema educomunicativo capaz de articular entidades mediadoras da Educação em Redução de Riscos de Desastres (ERRD) (TRAJBER, 2021), considerando comunidades locais como atores-chave para a Gestão de Riscos de Desastres (GRD) na zona costeira do Brasil. As ações a serem desenvolvidas incluem animar e articular redes de atores, produzir colaborativamente material audiovisual e realizar diálogos temáticos para trocas de experiências, sempre a partir das premissas e métodos participativos da educomunicação, fomentando a apropriação pedagógica e cidadã das tecnologias digitais (BRIANEZI;
GATTÁS, 2016). Espera-se, assim, contribuir com a resiliencia de comunidades locais, a partir do reconhecimento de que as periferias – e suas comunidades vulnerabilizadas – encontram-se em uma condição de (r)existência (BRUM, 2021).

Docente: Thaís Brianezi Ng