Especial Evento do E.I.T.A.! | Periferia x Ensino Superior – Distanciamento e Conexões

Na quarta-feira, 20 de Julho, ocorreu no Auditório Lupe Cotrim, do Departamento de Comunicação e Artes da USP, o evento de apresentação do cursinho E.I.T.A. O projeto social, que promove Estudos Intensivos para Tensos e Ansiosos (daí a sigla que dá nome ao projeto), possui fundação e colaboração de estudantes da Educomunicação. O evento contou com um debate mediado pela estudante de Educom, Stephany Oliveira, sobre Periferia versus Ensino Superior, em que alunos, professores e participantes do evento puderam expor suas ideias e opiniões.

Participaram da mesa de conversa a produtora cultural Stela Nesrine, a prof. Daniela Oswald e André Buccieri. Como co-fundador do cursinho popular, André percebeu a necessidade de atenção para pessoas neurodivergentes a partir de suas próprias experiências e dificuldades como pessoa com autismo. “É difícil construir comunidade quando você nasce com uma tendência natural a se isolar do mundo, então o E.I.T.A surge com o esforço de que algo precisava ser feito”, afirma o estudante de Educom.

Mesa de conversa foi composta por André Buccieri, Daniela Osvald, Stela Nesrine e Sthephany Oliveira

Apesar do retorno das atividades presenciais, as aulas acontecem virtualmente  de segunda a sexta das 18h30 às 21h30. Os motivos para manter o cursinho online, segundo a estudante presente no evento, Beatriz Alvez, é a possibilidade de abranger pessoas de diferentes partes do país. O cursinho já contou com alunos e professores voluntários de lugares como, Brasília, Pará e Foz do Iguaçu. As aulas são gravadas e disponibilizadas para que as pessoas usufruam organizando o melhor horário em suas rotinas.

Durante a mesa de conversa, Stela Nesrine, que é produtora cultural e aluna de Educom-USP, relatou sobre o podcast que ela idealizou a respeito de figuras negras que sofreram apagamento histórico e dos desafios que existem das pessoas de periferia acessarem o ensino superior, especialmente quando é preciso lidar com a maternidade.

A professora Dra. Daniela Osvald também participou da mesa de conversa e explicou um pouco da contribuição da disciplina Educomunicação nas Organizações da Sociedade Civil para com o cursinho popular. A pedagogia educomunicativa presente no projeto social de inclusão foi uma das conclusões obtidas pela professora que, a partir disso, trabalhou com os estudantes de Educomunicação da ECA-USP maneiras para entender essa pedagogia, além de criação de grupos de comunicação, parcerias, sustentabilidade financeira e formalização do E.I.T.A.

Mais informações sobre o cursinho popular você pode encontrar no próprio site da iniciativa social e a cobertura completa do evento está disponível no nosso canal do youtube.