O centenário de Paulo Freire no Twitter: memória e significados

“O centenário de Paulo Freire no Twitter: memória e significados” é um Projeto PUB (2023-2024) do Departamento de Comunicações e Artes (CCA). Leia o resumo abaixo:

RESUMO

O educador Paulo Freire (1921-1997) possui uma trajetória intelectual que o credencia como um dos maiores intelectuais do século passado, influenciando vários campos disciplinares em diferentes países. No Brasil, a importância de Freire foi reconhecida pelo título de patrono da educação brasileira, outorgado pela Lei nº 12.612, de 13 de abril de 2012.
Entretanto, Freire e sua obra sofreram críticas e perseguições por parte de setores conservadores, desde cedo. As restrições se intensificaram, retoricamente, a partir de 2010, no contexto de emergência de uma militância política, nas redes digitais e nas ruas brasileiras, que apoiou a eleição de um presidente de extrema direita, em 2018. A figura de Paulo Freire é, assim, colocada no centro de uma guerra cultural, que contrapõe grupos sociais: progressistas que apoiam e defendem o educador e seus detratores do lado oposto do espectro político. Geralmente, em conflitos desse tipo o que se disputa são os significados culturais e mnemônicos sobre algum evento ou personagem.
Nesse contexto, a proposta desse projeto é observar e discutir como, durante a semana do dia do ano do centenário de nascimento de Freire, em 2021, o educador foi invocado em postagens da plataforma de mídia social Twitter. Desse modo, a questão central de pesquisa é: como se deu a efeméride do centenário de Paulo Freire no Twitter, ou seja, que indivíduos grupos e instituições se envolveram com o tema, com que intensidade, e quais significados estiveram relacionados à construção da memória ligada a esse educador?

Docente: Richard Romancini