A Tecnociência na Universidade: possibilidades e desafios

“A Tecnociência na Universidade: possibilidades e desafios” é um Projeto PUB (2023-2024) do Departamento de Comunicações e Artes (CCA). Leia o resumo abaixo:

RESUMO

O projeto está circunscrito no âmbito do Grupo de Pesquisa CNPq – Cibernética Pedagógica – Laboratório de Linguagens Digitais – LLD – do Departamento de Comunicações e Artes da Escola de Comunicações e Artes (ECA/USP), que trata de questões relacionadas aos meios de comunicação e a Educação em geral. As pesquisas realizadas pelo Grupo buscam compreender os efeitos das tecnologias digitais no comportamento de crianças, jovens e adultos, com diversas abordagens e públicos, na Educação Formal e Não Formal. Assim, neste estudo aqui apresentado, a ênfase será dada aos desdobramentos da Inteligência Artificial (I.A.), como os chats geradores de textos e imagens, que dominam a pauta dos educadores hoje, quer quanto ao seu uso ou quanto à sua proibição nos trabalhos escolares. Propõe-se, inicialmente, que é necessário acompanhar o avanço das tecnologias digitais em sala de aula, através da compreensão de quais são elas, como têm se desenvolvido, conhecer suas principais características e utilizá-las como meio e não como fim da Educação.

Docente: Lucilene Cury