Um estudo das séries brasileiras originais na plataforma NETFLIX no cenário de internacionalização e transnacionalização de gêneros/formatos

“Um estudo das séries brasileiras originais na plataforma NETFLIX no cenário de internacionalização e transnacionalização de gêneros/formatos” é um Projeto PUB (2023-2024) do Departamento de Comunicações e Artes (CCA). Leia o resumo abaixo:

RESUMO

Por meio do projeto ora proposto busca-se coletar, classificar e analisar dados e informações sobre as séries ficcionais brasileiras originais NETFLIX com o objetivo de estudá-las tendo como base o cenário de internacionalização e transformação de gêneros e formatos que vivemos na atualidade. A atual proposta dá continuidade em termos de proposta aos estudos iniciados pela docente responsável em um projeto desenvolvido ao longo de 2015-2018 com apoio parcial da FAPESP e também ao projeto PUB 2021-2022 de mesmo nome: Um estudo das séries brasileiras originais na plataforma NETFLIX no cenário de internacionalização e transnacionalização de gêneros/formatos. A metodologia a ser empregada caracteriza-se tanto pelo uso de ferramentas de cunho quantitativo, para estabelecimento do corpus, quanto qualitativo para sua análise. O material coletado será importante instrumento para a construção do objeto empírico da pesquisa e subsidiará discussões acerca (1) das produções ficcionais brasileiras originais NETFLIX; (2) com apoio nos resultados obtidos, serão analisadas as injunções da mediação local (Martín-Barbero, 2011) na constituição de gêneros e formatos (televisivos) de ficções disponibilizadas na plataforma; (3) uma possível ampliação do projeto prevê o cotejamento dos resultados obtidos e as produções disponibilizadas na Globoplay, buscando inserir os produtos de ambas as plataformas no contexto da internacionalização e transnacionalização de conteúdos televisivos. Para isso levam-se em consideração questões concernentes à discussão das relações entre forma e conteúdo (Bakhtin, 2003) analisando-as com base nos estudos de gêneros e formatos televisivos (Mittel, (2004), Jost (2007, 2011), Machado (2003), Mungioli; Pelegrini (2013), Sepulchre (2011), Esquenazi (2011). Ao lado desses estudos, consideraremos as discussões que analisam os novos cenários de produção, consumo e exibição advindos com a emergência de plataformas de streaming (Jost, 2019; Lotz, 2018; Barker; Wiatrowski, 2017) em escala mundial (Netflix, Amazon Prime Video) e nacional (Globoplay). O enfoque permitirá observar não apenas as transformações nas séries em termos de produção de sentido no corpus a ser delimitado com base nos estudos acerca das relações entre formato e gênero, mas também em termos de compreensão acerca de um cenário televisivo cada vez mais marcado tanto pelas novas formas de produção e exibição – como as plataformas de streaming – quanto pela concorrência de formatos ficcionais internacionais.

Docente: Maria Cristina Palma Mungioli