“Cursinho Popular E.I.T.A.! – Uma proposta educomunicativa para cursinhos vestibulares” é um Projeto PUB (2023-2024) do Departamento de Comunicações e Artes (CCA). Leia o resumo abaixo:

RESUMO

O E.I.T.A.! (Estudos Intensivos para Tensos e Ansiosos) é um cursinho pré-vestibular criado no ano de 2021 pelos calouros daquele ano do curso de Educomunicação (ECA). O objetivo era resgatar adolescentes do ensino público que haviam tido seu ensino médio presencial interrompido devido a pandemia de Covid -19, e oferecer gratuitamente um cursinho vestibular que não entregue só o conteúdo para as provas, mas uma comunidade que ensina, aprende junto, tem uma rede de apoio psicológico, encontros culturais, entre outros, com o foco em alunos de escolas públicas em situação psicológica vulnerável. Dentro do cursinho temos um grupo de leitura que a cada 15 dias se reúne para debater as obras da FUVEST; um grupo de cinema que debate filmes, um time de tutores que é especializado para atender individualmente cada aluno, saber se ele está indo para as aulas, acompanhamento do resultado em simulados e a vida pessoal do aluno. O apoio psicológico por alunos de psicologia e psicólogos está sendo formado durante 2022 com a função de ser uma rede de escuta para todos os alunos; monitoria que resolve os problemas que os alunos estão tendo com as matérias; e, por último, o EITALAB, um espaço de criação de alunos de Educomunicação para projetos com os jovens.

O cursinho continuou no ano de 2022, ainda em formato 100% online, agora com voluntários de diversas Unidades da USP e com acolhimento na disciplina de Educomunicação nas Organizações da Sociedade Civil (CCA0297), sob responsabilidade desta proponente do projeto. Nesta disciplina, o cursinho se transformou em um laboratório para que os alunos pudessem aprender a trabalhar coma Educomunicação no terceiro setor, com vistas a ser um empreendimento social.

Docente: Daniela Osvald Ramos