“Educomunicação no ensino básico para tratar sobre promoção da saúde alimentar e o combate à fome” é um Projeto PUB (2023-2024) do Departamento de Comunicações e Artes (CCA). Leia o resumo abaixo:

RESUMO

Esta proposta está atendendo às demandas apresentadas em projeto CNPq INCTCombate à Fome: estratégias e políticas públicas para a realização do direito humano à alimentação adequada –  Abordagem transdisciplinar de sistemas alimentares com apoio de Inteligência Artificial. Chamada INCT – CNPq no 58/2022
• Processo: 406774/2022-6
• Vigência: início: 22/12/2022 fim: 31/12/2027

O projeto é organizado em eixos de ação, e há o eixo Comunicação e Educação. Este por sua vez é organizado em sub eixos Divulgação e Difusão Científica; e o eixo Educomunicação.

O plano do eixo Educomunicação é promover vivências educomunicativas com escolas do ensino fundamental para que temas relacionados à saúde e a educação alimentar possam ser entendidos pelos docentes e estudantes, em toda sua complexidade como é o caso da fome e a necessidade de combatê-la com plano que articula diversos tipos de públicos e condições sociais.

Por meio do apoio da academia, poderemos aplicar conhecimentos científicos acumulados na Licenciatura em Educomunicação por meio de seus estudantes, a serem bolsistas, e com a equipe poderemos desenhar detalhadamente um percurso a ser feito em um ano, com ações que nos darão indicadores, experimentos e novos conteúdos sobre o tema produzido por crianças, jovens, docentes e equipe técnica a serem envolvidos no experimento a ser realizado com este projeto.

Docente: Claudemir Edson Viana