“Educomunicação como profissão e como tecnologia social de intervenção, a partir do Núcleo de Comunicação e Educação da USP” é um Projeto PUB (2023-2024) do Departamento de Comunicações e Artes (CCA). Leia o resumo abaixo:

RESUMO

A formação superior em Licenciatura em Educomunicação, curso inédito e inovador da Escola de Comunicações e Artes que completou 12 anos em 2023, é um dos frutos da atuação do Núcleo de Comunicação e Educação (NCE), núcleo de cultura e extensão da USP que existe há 27 anos, e que foi o responsável pela realização de pesquisa em 12 países da América Latina (1999), que acabou por identificar novas práticas profissionais na exploração dos processos de interface entre comunicação e educação.E desde então, vem aplicando a Educomunicação como Tecnologia social em projetos de intervenção em diferentes áreas da sociedade: comunicação, educação, educação ambiental, educação em direitos humanos, saúde, assistência social, dentre outras.

No referido curso, há disciplinas que são “alimentadas” pelos projetos já realizados e em andamento sob a responsabilidade do NCE. Dentre elas, duas são particularmente baseadas na exploração do acervo e atividades do Núcleo: CCA – Fundamentos Epistemológicos da Educomunicação (2o. semestre) e CCA – Atividades Práticas de Aprofundamento I (1o. semestre). Além das disciplinas, há outras ações do Núcleo que também fortalecem o cenário formativo no curso como a realização de eventos científicos, a organização de ebooks, apoio a projetos e eventos nacionais e regionais sobre educomunicação, educação midiática e temas afins. Há políticas públicas que contam com a Educomunicação como conhecimento novo e importante quanto à forma de entender e promover a educação midiática. Por exemplo, é o que ocorre atualmente na consulta pública promovida pela Secretaria de Comunicação do Governo Federal quanto à Educação Midiática a ser implementada em políticas públicas do Estado, onde a Educomunicação está indicada como conhecimento inovador a ser aplicado em políticas públicas deste tema, dentre outras situações similares.

Então, este projeto pretende dar continuidade aos trabalhos que resultaram dos anos anteriores, e agora, 2023 e 2024, pretende colaborar para a mudança de espaço físico que o NCE passará daqui um ano e meio. Trata-se de um grande trabalho, importante, de seleção do material de acervo do Núcleo, tratamento e digitalização do que for possível, para preparar o Núcleo para ocupar novas instalações nas Colmeias (CRUSP) da cidade universitária do Butantã, que deverá ocorrer no final de 202, conforme apresentado recentemente em reunião da Congregação da ECA .

O novo espaço está passando por reformas, e acomodará os Núcleos, Centros e Laboratórios da ECA que estão ocupando há anos um bloco (09), que pertence à FEA, e que está em péssimas condições estruturais.

Docente: Claudemir Edson Viana