“Socializando conhecimentos sobre Educomunicação produzidos nas disciplinas da Escola de Comunicações e Artes- ECA/USP” é um Projeto PUB (2023-2024) do Departamento de Comunicações e Artes (CCA). Leia o resumo abaixo:

RESUMO

A formação superior em Licenciatura em Educomunicação, curso inédito e inovador da Escola de Comunicações e Artes que completou 12 anos em 2023, é um dos frutos da atuação do Núcleo de Comunicação e Educação (NCE), núcleo de cultura e extensão da USP que existe há 27 anos, e que foi o responsável pela realização de pesquisa em 12 países da América Latina (1999), que acabou por identificar novas práticas profissionais na exploração dos processos de interface entre comunicação e educação.E desde então, vem aplicando a Educomunicação como Tecnologia social em projetos de intervenção em diferentes áreas da sociedade: comunicação, educação, educação ambiental, educação em direitos humanos, saúde, assistência social, dentre outras.

Nas disciplinas que ministro há 8 anos sobre Educomunicação na Graduação, no curso Licenciatura em Educomunicação, e na pós-graduação em Ciências da Comunicação, é solicitado a produção de artigos para fazer parte dos instrumentos de avaliação. Com isso, temos acumulado muitos ótimos resultados, mas nunca tivemos condições de se debruçar sobre o material e fazer um trabalho extenso de leitura e classificação de mais de 100 artigos, e depois dar um tratamento mais fino ao material pré-selecionado, visando compor uma coleção de ebooks.

Então, este projeto pretende dar condições deste trabalho ser feito por meio de bolsistas que atuarão no trabalho de revisão, de editoração e edição do conteúdo, a ser lançado como ação do PUB, do CCA/ECA-USP, do LABIDECOM – Laboratório de Inovação e Desenvolvimento em Educomunicação e do NCE-USP – Núcleo de Comunicação e Educação, e servirá também como excelente material didático para cursos sobre Educomunicação, na USP e fora da USP, já que o acesso será aberto, como os demais ebooks que estão no site do NCE(https://nceusp.blog.br/).

Docente: Claudemir Edson Viana