“Levantamento, classificação e análise de dados referentes a teses e dissertações sobre ficção televisiva nos programas de pós-graduação em comunicação” é um Projeto PUB (2023-2024) do Departamento de Comunicações e Artes (CCA). Leia o resumo abaixo:

RESUMO

O presente projeto tem como objetivo principal dar continuidade ao levantamento, classificação e a análise de dados referentes às teses e dissertações sobre Ficção Televisiva defendidas nos Programas de Pós-Graduação em Comunicação do Brasil (PPGCOM´s), que o Centro de Estudos de Telenovela (CETVN-ECA-USP) vem realizando desde 2015.
Desde o início do projeto, já foram catalogadas quase 500 pesquisassobre Ficção Televisiva realizadas no país, com as primeiras datadas na década de 1970. Para além das informações sobre a ficção televisiva, o levantamento tem apontado a ampliação desta temática dentro dos PPGCOM´s, à medida do surgimento de novos programas ao longo dos anos. Portanto, o objeto, ou melhor, o corpus da pesquisa são as teses e dissertações sobre ficção televisiva defendidas nos PPGCOM´s, que serão levantados, catalogados e analisados pelo bolsista que dará continuidade ao trabalho realizado até o ano de 2021, sempre como projeto PUB. O objetivo principal é a atualização do banco de dados, incorporando os dados e análises de 2021 a 2024. Para em seguida colocar esse banco de dados à consulta dos pesquisadores e estudiosos do tema no site do CETVN: www.cetvn.net.br . Além disso, o material levantado será apresentado em eventos científicos e publicado em revistas científicas, a fim de contribuir para a expansão do conhecimento científico no Campo da Comunicação.

Docente: Maria Immacolata Vassallo de Lopes