GELIDis lança terceiro seminário sobre linguagens e discursos ficcionais de televisão

O Grupo de Pesquisa Linguagens e Discursos nos Meios de Comunicação (GELiDis) da ECA-USP, coordenado pela professora Maria Cristina Mungioli, estuda formatos, temas e gêneros de produtos ficcionais audiovisuais voltados para a análise da materialidade histórica, social, composicional e tecnológica. A pesquisa também analisa a construção de identidades de gênero, de classe social, entre outras, e a cultura popular nos meios de comunicação.

O III Seminário Grupo GELiDis: Linguagens e Discursos Ficcionais de Televisão propõe justamente a apresentação e discussão de obras ficcionais a partir de perspectivas da crítica social. Em seus dois dias de programação, serão analisados produtos como The L word (Showtime), Beautiful (Snop Dogg), e produções latino-americanas da Netflix para debater temáticas sobre racismo, anti-negritude e discurso em torno de sexualidade e gênero reproduzido. Além disso, o evento trará discussão em torno das mudanças e características do storytelling latino-americano nos streamings.

O seminário vai ser realizado nos dias 26 de outubro e 9 de novembro, às 14:30, e vai contar com participação de Jasmine Mitchell, pesquisadora de representação de raça, mestiçagem e gênero na mídia, e Simone Maria Rocha, coordenadora do grupo de pesquisa Comunicação e Cultura em Televisualidades (COMCULT) e do projeto geral do projeto “Selo América Latina de Exportação da Ficção Televisual: mercado, comunicação e experiência na era do streaming”. A mediação será feita pelas professoras Profa. Maria Cristina Palma Mungioli (PPGCom-GELiDis-ECA/USP) e Paola Prandini (Grupo GELiDis e Afroeducação).

O seminário, que conta com apoio da PPGCom/USP, vai ser realizado via Zoom com transmissão simultânea pelo canal do Labidecom. O evento será aberto ao público e as inscrições estão sendo feitas pelo formulário: https://sites.usp.br/gelidis/eventos/