Curso Práticas Educomunicativas no Ensino Básico

Do dia 17 ao dia 21 de julho ocorreu na Escola de Comunicações e Artes o Curso Práticas Educomunicativas no Ensino Básico. O curso promovido pelo NCE (Núcleo de Comunicação e Educação) com apoio do LABIDECOM (Laboratório de Inovação, Desenvolvimento e Pesquisas em Educomunicação) fez parte da programação do 23º Encontro USP-Escola, evento anual organizado pela Associação dos Professores de Escolas Públicas e Escolas sem Fins Lucrativos com apoio da USP e da Secretaria de Educação.

As atividades do Encontro USP-Escola são abertas a docentes de todo o país, de todas as especialidades e níveis acadêmicos, mas profissionais da rede pública têm prioridade durante a seleção dos inscritos.

Aula da professora Cláudia de Almeida Mogadouro.

O Curso Práticas Educomunicativas no Ensino Básico foi ministrado pelas professoras Cláudia de Almeida Mogadouro e Marta Regina Russo Friedericks e pelo professor Claudemir Edson Viana. O objetivo das atividades era reunir conhecimentos sobre a interface entre comunicação e educação, especialmente sobre o novo paradigma da Educomunicação.

Aula da professora Marta Regina Russo Friedericks.

Dentro do curso, a professora Marta promoveu aulas de Stop Motion, técnica de animação que usa fotografias na construção de vídeos. Os professores e professoras foram instruídos e gravaram três vídeos usando apenas celulares e pontos de luz. Para as produções, foram usados materiais como massinha de modelar, papéis, cartolina, tesoura e cola.

A professora Marta acredita que o Stop Motion é importante para a construção de uma sala de aula mais lúdica: “Os (as) estudantes passam por vários aprendizados. Desde a criação do roteiro, onde vão trabalhar gênero, texto, diálogos… Até trabalhar na questão de resolução de problemas, na construção de cenários, na construção dos personagens, posicionamento de luz, câmera… Sempre tomando decisões ao realizar uma produção. Também vão trabalhar o senso crítico e o senso estético.”, afirma a professora. “É uma atividade onde cada um vai se descobrindo naquilo que gosta de fazer no trabalho em grupo. Alguns estudantes possuem mais habilidade para manusear a massinha. Outros (as) gostam mais das habilidades técnicas como fotografar ou iluminar.”. A professora ainda afirma que o celular pode ser usado de forma inteligente dentro da sala de aula através do Stop Motion, tendo assim uma função educativa e divertida.

Sala de aula durante o segmento de Stop Motion.

Kelly Naomi, professora e uma das alunas da atividade, recomenda o curso (especialmente o segmento de Stop Motion): “Achei a aula muito interessante. Quando a professora mostrou as referências e os detalhes, achei muito trabalhoso, mas hoje fazendo o vídeo foi diferente. Deu uma animada e nós vimos que é divertido e potente. Dá para fazer, não é cansativo, de forma alguma. Eu recomendo o curso.”, afirma.

Marina Perrenoud, aluna da Licenciatura em Educomunicação na USP, aponta que sua experiência no curso foi positiva: “Eu adorei poder participar desse curso. Foi a primeira vez que pude participar de um curso assim na USP, e foi proveitoso para mim poder estar entre tantos profissionais da área da Educação e da Educomunicação juntos.”, afirmou a aluna e uma das organizadoras do curso.

Aula do professor Claudemir Edson Viana.

“Foram cinco dias de bastante teoria e prática. Tive o prazer de conhecer a professora Marta e a Cláudia, e foi interessante porque elas tinham muitas experiências interessantes para nos contar. Até histórias com o começo do curso e os primeiros professores de disciplinas de Educomunicação da USP. O que mais gostei desse curso foram as oportunidades de colocar em prática as técnicas educomunicativas que aprendemos durante as aulas. Pudemos criar um curta-metragem em Stop Motion, criar uma roda de conversa a partir de um curta, realizar análises de matérias de revista e até realizar um lanche colaborativo todos os dias entre os participantes! Para mim foi uma experiência engrandecedora e agradável!”, conclui Marina.

Alunas fazendo atividades do curso.

Felipe Ferreira, professor e um dos alunos das atividades, também recomenda o curso: “As aulas foram muito boas e instrutivas. Ajudou muito na nossa prática e melhora, enquanto professores. Recomendo o curso, foi muito bom.”, afirma.

Alunas participando de uma atividade.

Mais informações sobre o 23º Encontro USP-Escola podem ser lidas no site do evento e as fotos tiradas durante os dias de curso podem ser acessadas clicando aqui.

Por Gabriela Malara.