Professor do CCA lança livro sobre metodologia de Administração Pública por meio da cultura

Por Cadu Everton

Na tarde do dia 22 de junho, o Professor Livre-Docente do Departamento de Comunicações e Artes da ECA-USP, Luiz Roberto Alves, lançou seu livro “Administrar Via Cultura” no auditório do Centro de Jornalismo e Editoração da USP. A obra foi escrita a partir  de documentação existente no Fundo Mário de Andrade, do IEB-USP e do Arquivo Municipal de São Paulo.

Luiz analisa o trabalho de Mário de Andrade à frente do Departamento de Cultura e Recreação de São Paulo junto com sua equipe modernista, que continha nomes como Rubens Borba e Sérgio Milliet. No livro, o professor descreve como a metodologia de administração pública na gestão de Mário gerou uma revolução da cultura educacional e da educação cultural a favor dos trabalhadores, operários, migrantes e imigrantes de São  Paulo, especialmente as crianças e jovens.

Para o Professor Livre-Docente, ao tratar de um plano de educação é necessário  produzir inteligentemente conexões  entre o cultural e educacional, mas não de forma a tratar as pessoas como sendo sem conhecimento algum, como ele afirma “Ninguém leva cultura ao povo… se organiza, reflete, analisa sobre, mas levar nunca”.

O livro foi lançado pela Alameda Editorial e o evento contou com amigos, familiares, além de alunos e professores da USP, além da transmissão pelo You Tube.

Acompanhe tudo o que aconteceu no canal da Eca-USP:

Administrar via Cultura – revolução educativo – Cultural na ex-pauliceia desvairada 1935-1938