Alesp transmite audiência pública sobre Educação Midiática

por: Luana Machado

 

No dia 22 de outubro a Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo) vai promover a audiência pública Educação Midiática. Transmitida pelo canal Rede Alesp no YouTube, será realizada das 9h30 até às 13h.

A temática será centrada no papel da educação no combate à desinformação e no fortalecimento da democracia. O quadro de convidados conta com a mediação do deputado Caio França (PSB) e a participação, entre outros, de Patrícia Blanco, presidente do Instituto Palavra Aberta, e o professor Claudemir Edson Viana, docente de Educomunicação (ECA-USP) e secretário executivo da ABPEducom.

Acerca do tema da audiência, Claudemir indica que o interesse é em ampliar o debate sobre a importância da promoção da educação midiática. “Inclusive por meio de políticas públicas que apoiem e fortaleçam ações neste sentido em toda sociedade, não só nas instituições de ensino, pois saber usar as tecnologias de informação e de comunicação para a promoção de uma sociedade cada vez mais justa e fraterna é cada vez mais importante para o desenvolvimento sustentável e de Bem-Estar”, afirma.

A importância da Educação Midiática é por um lado ancorada em um mundo com forte presença das TIC e em uma cultura midiática e digital. Por outro, é necessário abordar a temática também por conta da desigualdade de acesso à tecnologia e sócio-econômica existente no Brasil, “por isso o Estado deve investir todos os esforços para o oferecimento de condições a todas e todos brasileiros de acessarem e utilizarem as TIC e as Mídias para expressar-se de forma efetiva, responsável e politicamente agente”, aponta Claudemir.

Com a pandemia e a inserção dos serviços públicos no mundo digital muitos tiveram que aderir ao uso de aplicativos e sistemas virtuais para exercer sua cidadania, criando o conceito de “cibercidadão” e agravando a necessidade do entendimento da cibercultura.

Sobre isso, o professor Claudemir conta que é neste sentido que a Educomunicação representa um novo paradigma de compreensão sobre o fenômeno da comunicação educativa que seja potencialmente transformadora da consciência e atitude dos sujeitos envolvidos.

A relação entre Educação Midiática e Educomunicação não é nova, em publicações da UNESCO surge como sinônimo uma da outra, quando Educomunicação ainda não era um termo difundido. No entanto, havia uma ideia e representação de um conjunto de práticas comunicativas caracterizadas pelo exercício político de resistência de grupos sociais excluídos do sistema comunicacional e político.

Por isso, serão abordados na audiência aspectos da atuação das Ciências da Comunicação para a evolução do conhecimento que temos sobre o fenômeno da comunicação e de sua interface com a educação. Como a Educomunicação é um exemplo de conhecimento inovador e que oferece à sociedade uma tecnologia social de mobilização de pessoas e promove o diálogo e a produção e participação nos processos comunicativos, é importante abordá-la dentro do contexto da Educação Midiática, até mesmo para gerar o conhecimento de como “o exercício do direito humano de se comunicar pode ser entendido e executado pelas pessoas em termos cibernéticos como os que já vivemos, de forma a educarmos pessoas para desenvolverem suas consciências críticas, e as competências e habilidades exigidas para uma vida plena como cibercidadão”, afirma Claudemir.